segunda-feira, 17 de junho de 2013

Para quem quer aprender a desenhar - 5 dicas de como começar a trabalhar com efeitos de luz e sombra.


Todo objeto é iluminado, sem isso não poderíamos vê-los. Aprender a ver essa iluminação é que nos permite ao desenhar dar maior ou menor realismo ao objeto retratado.




1. Antes de desenhar, observe. Um olhar atento pode mostrar que o mundo não é exatamente como você tem visto até agora. Procure um objeto ao seu redor e observe-o por algum tempo. Se você não está acostumado a desenhar, certamente não notará as nuances de luz e sombra que incidem sobre o objeto.




2. Tente desenhar em linhas simples, retas. Note que embora você tenha retratado o objeto no papel, ele não se parece com o objeto que você está vendo. O que faz a diferença? Procure saber o que ilumina o objeto, de onde está vindo a luz que lhe permite vê-lo. De uma janela? Qual a direção dessa luz? Da direita para a esquerda? De cima para baixo? Identificar e manter no desenho a direção da luz é fundamental.




3. Em que ponto a luz incide sobre o objeto? Como está esse ponto? Ele é mais claro que todos os outros pontos? Ele brilha? Note que a luz não ilumina todo o objeto da mesma forma. E o que acontece com o lado oposto à luz? Se o objeto estiver encostado a uma parede, você verá a sombra que ele projeta na parede. Quanto mais a face do objeto se opõe à luz, mais escura essa face vai se tornando. Gradativamente.




4. As diversas nuances de luz e sombra são um efeito causado pela nossa atmosfera. A luz do sol é desviada ao tocar as moléculas do ar, espalhando-se em todas as direções e tornando-se difusa em nosso planeta. É isso que nos permite perceber as cores, dimensões, formas e profundidade dos objetos. No espaço onde não há atmosfera isso não acontece. Tudo é iluminado ou é preto. Não há meio tom.




5. Agora que você já consegue perceber os diversos tons de cores e nuances de luz, Tente novamente desenhar o objeto usando um lápis de mina fina (2B) para as partes claras, deixando em branco o ponto central da incidência da luz e começando suavemente a escurecer o objeto à medida que se afasta do ponto de luz para os pontos de sombra. No ponto oposto ao da luz, use um lápis de mina grossa (5B ou 6B) para tornar as sombras mais dramáticas. Quanto mais escurecer os pontos de sombra, mais iluminados ficarão os pontos de luz.




Como quase tudo na vida, desenhar é uma questão de praticar. Comece observando, tentando, e desenhe, desenhe até que se sinta feliz com o resultado. Um trabalho bem feito traz um sentimento gratificante de realização.


Nenhum comentário :

Postar um comentário