segunda-feira, 17 de junho de 2013

O uso correto do filtro solar


Tomando os cuidados necessários é só aproveitar o melhor do sol.

Um dia de sol, praia céu e mar azul. Tudo tão perfeito se não fosse um detalhe importante - a sua pele. Embora o tom bronzeado dê uma aparência mais bonita e saudável, há que se considerarem os riscos que acompanham os banhos de sol. Proteger-se é a melhor medida.


Durante milhões de anos, o ser humano viu o sol nascer e se por sofrendo os efeitos de seus raios diretamente na pele sem nenhuma proteção. Nos anos de 1920, na Europa e Ásia a pele clara era indicador de classe superior e a pele escura indicava a classe dos trabalhadores que ficavam expostos ao sol. Nesta época tornou-se comum o uso de produtos à base de zinco contra queimaduras solares.


Somente em 1936, surgiu o primeiro filtro solar produzido comercialmente pela L′Oreal. Antes disso, as pessoas utilizavam produtos feitos em casa sem qualquer eficácia.


Durante a segunda guerra mundial os soldados americanos utilizavam um produto para evitar as queimaduras, o petrolato veterinário vermelho. Os primeiros cremes protetores solares com filtros começaram a ser fabricados e comercializados em larga escala pela Coppertone em 1944. No Brasil a marca chegou em 1960. De lá para cá várias marcas foram surgindo e hoje podemos encontrar diversos produtos, com diversos fatores de proteção, diversos veículos (gel, creme ou pomada) e vários modos de usar.


Junto com o crescimento do número de opções, cresceu também a conscientização da importância dos filtros na proteção da pele contra os raios UVA e UVB que causam graves problemas como o envelhecimento precoce e o câncer.


Em 1972, a FDA – Food and Drugs Administration (Agencia America que regulamenta medicamentos e alimentos) deu aos filtros solares a classificação de medicamentos e não mais cosméticos.


Como funciona o filtro solar?


Isso depende do tipo de fórmula. Existem fórmulas que refletem a luz do sol e impede que os raios sejam absorvidos pela pele, são chamados filtros físicos. As fórmulas químicas têm um efeito mais complexo: As moléculas do produto absorvem a energia do sol quando esta atinge a pele. Ao receberem a energia solar essas moléculas se agitam e criam uma barreira que impede que a pele receba toda a carga de energia além de refletir o restante dos raios solares.


No final dos anos 70, o FDA definiu que os filtros solares eram eficazes na prevenção do câncer de pele além de evitar o envelhecimento precoce da pele e queimaduras solares, foram então definidos por um número e colocados esses números nos rótulos das embalagens indicando o fator de proteção solar (FPS) de cada produto.


O que são raios UVA e UVB?


Primeiro há que se entender o que é o índice UV. É possível medir a intensidade da radiação solar. O índice Ultravioleta é uma medida da intensidade das radiações solares relevantes em seus efeitos sobre a pele humana. Para essa medida considera-se o horário de meio dia (pico da incidência de luz solar sobre a terra) e um céu limpo, sem nuvens.


De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde, esses valores são agrupados em categorias de intensidades.


Existem dois tipos de radiação de relevância para danos à pele


Os ultravioletas A e ultravioletas B


A radiação A penetra profundamente na pele e atinge epiderme e é a principal responsável pelo envelhecimento precoce. Causa alergias e predispõe o aparecimento do câncer de pele.


A radiação B penetra superficialmente na pele (derme) e causa queimaduras que é a principal responsável pelas alterações das células que podem levar ao câncer.


O que é fator de proteção solar (FPS)?


O fator de proteção solar é estabelecido com base na proteção proporcionada pela aplicação de uma quantidade de dois miligramas do produto em cada centímetro quadrado do corpo. O número indica quantas vezes mais a pele receberá proteção extra com o produto. Por exemplo, se a pessoa fica vermelha com 5 minutos de exposição ao sol sem proteção, com o FPS 15 ela ficará protegida 15 vezes mais, ou seja, 75 minutos ou 1 hora e 15 minutos.


Quem deve usar filtro solar?


Todas as pessoas devem usar - mesmo as que têm pele escura. Os dermatologistas não recomendam a ninguém um FPS abaixo de 15. Busque o melhor produto, leia o rótulo.


Peles mais sensíveis ou com problemas precisam de proteção maior, portanto devem evitar os protetores comuns e procurar um dermatologista para a indicação de acordo com a necessidade específica..


Devido ao aumento de casos de câncer de pele, a associação Americana - American Academy of Dermatology (AAD) tornou-se pioneira nas campanhas sobre prevenção do câncer de pele. Em 1990, a indústria disponibilizou no mercado produtos com proteção UVA/UVB. Incentivando também a incorporação dos filtros solares nos cosméticos.


Como deve ser usado o filtro solar?


Aplique o filtro solar 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol e aguarde 20 minutos para entrar na água.

Aplique nas crianças antes de sair de casa, certamente será difícil para elas esperarem 20 minutos para mergulhar.
Não seja econômico com o filtro, espalhe uma camada generosa com as mãos (mesmo que seja em spray) por toda a pele sem esquecer orelhas, lábios mãos e pés.
Peça ajuda para passar nas costas.
Reaplique o filtro a cada 2 horas e após mergulhar (mesmo os filtros à prova d’água devem ser reaplicados. Também deve ser reaplicado em caso de transpiração excessiva.
Evite expor-se ao sol, ainda que com filtro solar entre as 10 e 16 horas
Use guarda-sol, chapéus, bonés, viseiras e camisetas
Tomando os cuidados necessários é só aproveitar o melhor do sol.

Nenhum comentário :

Postar um comentário